quinta-feira, 13 de junho de 2013

Stencil em Camisetas Passo a Passo




O estêncil (do inglês stencil) é um desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem, figurativa ou abstrata, que possa ser delineada por corte ou perfuração em papel, papelão, plástico, radiografia, metal ou outros materiais.
Pode ser aplicado nas mais variadas superfícies, como tecidos, móveis, paredes, vasos, objetos de madeira, gesso, cerâmica etc. Também é chamado de molde vazado.

Primeiro passo: escolher a imagem. 
Vá no google e coloque algo que você goste e a palavra stencil. A imagem que vou utilizar como exemplo é essa: 

Coloque a imagem no Word e imprima ela no tamanho que você achar melhor. 
Dica: Quanto maior a imagem, mais fácil de recortar o stencil. Acho as imagens com espirais as mais difíceis de recortar.

Segundo passo: Recortar o stencil
a) Usando a fita adesiva, fixe a folha de papel com a imagem na folha do stencil (papelão de embalagem, folha de plástico ou chapa de Raio X). No caso, usei a folha preta de plástico.

b) Coloque a folha do stencil em cima da revista velha e com o estilete, comece a cortar:

É fundamental um estilete bem afiado. Se você perceber que a folha de papel está amassando sem cortar, é hora de afiar a lâmina.

c) Observe na imagem abaixo as "letras stencil". Elas são desta forma, para quando você cortá-las, as partes de dentro da letra não caírem. Por exemplo observe a letra "O". Se você cortá-la com o estilete, o círculo branco no meio vai cair, por isso, ela tem duas descontinuidades, em cima e em baixo, para que a parte branca do meio da letra não caia. 

Exemplo de "letras de stencil", existem vários tipos, mas todas possuem descontinuidades na parte preta. Isso é importante, especialmente nas letras que possuem partes fechadas, como as letras: a, b, d, o, p e R, para que a parte de dentro da letra não "caia" do stencil depois que você recortá-la.
Agora observe esta a imagem abaixo, do nosso stencil recortado. Veja que eu deixei sem cortar as letras "fechadas", no caso, as letras "e" e "o" - a letra "g" possui uma descontinuidade na linha preta, permitindo que a parte branca não caia. Aqui você pode fazer duas coisas: (i) ou você deixa uma perninha sem cortar na parte do meio da letra (eu fiz a lápis na imagem, a letra fica parecida com as "letras stencil"); (ii) você recorta e guarda a parte interna da letra.



No nosso caso, eu vou fazer a opção "ii - recortar e guardar a parte interna da letra", pois eu nunca vi na internet um tutorial que mostra como se faz, na verdade eu nunca vi ninguém fazer assim. Para isso a dica é recortar primeiro a parte interna da letra, só depois recortar a parte externa, como nas imagens abaixo:
Primeiro recorte a parte interna da letra
Em seguida recorte a parte externa da letra











Terceiro passo: Retirar a folha impressa, como na imagem abaixo:


...e com muito cuidado retire as letras que você cortou no plástico preto (muita atenção agora, pois se você não for com calma, pode abrir rasgos no plástico, pois mais de 90% das letras ficam presas em alguns pontos). Se você tiver feito a opção "ii - recortar e guardar a parte interna da letra", lembre-se de guardar a parte interna das letras, no caso "e" e "o", como mostra a imagem abaixo:



No final das contas, seu stencil deve ficar deste jeito, e em um local separado as letras:

Repare que as letras "o" e "e" ficaram com um "buraco".  No entanto, a parte interna da letra "g" não caiu, pois neste caso esta letra tem uma descontinuidade na parte superior.

Aqui estão as partes internas das letras "o" e "e ". No processo eu perdi a parte interna de uma letra "e", e esse é o ponto fraco de se fazer stencil sem fazer as letras parecidas com as "letras stencil": se você for descuidado, vai perder as partes internas. No nosso caso não tem problema, pois a frase possui mais letras "e", e eu vou poder pegar emprestado de outra letra.
Quarto passo: Fazer alguns retoques. 
Agora você deve olhar o seu stencil, procurando partes mal cortadas, ou com "fiapos" de plástico, que ficam quando você retira as letras, como por exemplo o "fiapo" que está no meio da letra "t" na imagem abaixo:
No meio da letra tem um fiapo de plástico que deve ser retirado com o estilete.
Quinto passo: Colocar o stencil na camiseta. 
Você também tem duas maneiras de se fazer isso: (iii) colocando fita adesiva no stencil e na camiseta - essa é a maneira que todos os que eu conheço fazem, e a maneira que eu aprendi a fazer; ou então a maneira (iv) passando cola bastão no molde do stencil para colar ele no tecido da camiseta (é a maneira que eu faço, e a maneira que eu criei para poder fazer as letras sem precisar usar as "letras stencil").
Esta é talvez a parte que eu acho mais delicada de se fazer, pois - tanto quando se usa cola quanto quando não se usa cola -, se você colocar o molde do stencil meio torto, o desenho vai ficar torto (no nosso caso não tem muito problema, pois a frase fica legal se ficar meio torta também).

Como vamos fazer a maneira "(iv) passando cola bastão no molde do stencil para colar ele no tecido da camiseta", agora é hora de passar cola no lado oposto do molde do stencil (o lado que ficará em contato com a camiseta durante a pintura), como na imagem abaixo. A dica é bater a cola bastão na vertical no molde do stencil, assim, não fica um excesso de cola e a cola não fica presa nas rebarbas das letras.
Bata com a cola na vertical, para não ficar partes da cola no canto das letras

Só é necessário colocar cola no entorno de onde vai entrar a tinta
Agora é hora de se colar o molde do stencil na camiseta. Uma dica para saber a que altura colocar o stencil, é medir "quatro dedos" de distância do desenho do stencil para a gola da camiseta, como na imagem abaixo:
Após colocar o molde, pressione ele contra a camiseta, para que ambos fiquem bem aderidos.
Neste momento, passe cola nas partes internas das letras "o" e "e" , e cole-as nos seus respectivos locais, como nas imagens abaixo:
Esta é a parte interna da letra "o".

Molde do stencil e as partes internas das letras devidamente colados na camiseta. Lembra que eu perdi a parte interna do "e"? Olha ali na palavra "Left".

Sexto passo: Pintar.
Primeiro você deve pegar uma folha de rascunho (ou retirar uma página da revista velha) e colocar entre a parte da frente e a parte de trás da camiseta. Assim, não se corre o risco de que a tinta pinte também as "costas" da camiseta, pois a folha de rascunho vai absorver essa tinta em excesso. Só é necessário colocar uma folha mesmo, a não ser que você tenha que dar várias demãos de tinta (como na caso de pintar uma imagem clara em uma camiseta escura). Além disso, eu acho que quando se coloca muitas folhas (ou a revista inteira!) é péssimo para pintar, pois as folhas "amortecem" o impacto do pincel na camiseta, podendo fazer com que o stencil se mova, ou até fazendo com que a tinta entre na parte interna do molde.

Observe a folha de rascunho no "meio" da camiseta.
Depois é hora de forrar a camiseta com as folhas de rascunho (ou folhas da revista velha), como na imagem abaixo:

Para pintar, coloque, com o próprio pincel, um pouco de tinha na tampinha e retire o excesso de tinta do pincel. Dica: para pintar a camiseta, só é necessário "sujar" o pincel de tinta. Se você colocar muita tinta no pincel, este excesso vai entrar na parte interna do molde do stencil, aderindo a uma parte do tecido que você não queria pintar.
molhando o pincel na tinta
 Técnica para pintar: bater o pincel na direção vertical em relação à camiseta. Não é para pintar como se fosse um quadro, mas sim bater mesmo!)
Deixe o pincel sempre na direção vertical, não é para tombar o pincel de lado, pois isso pode fazer com que a tinta entre para baixo do molde.

Em movimentos contínuos de "sobe-e-desce", bata o pincel na camiseta.

Quanto menos tinta você colocar no pincel melhor, pois o excesso de tinta pode fazer com que ela entre para baixo do molde do stencil, mesmo se ele estiver colado na camiseta.
Sétimo passo: Esperar secar e retirar o stencil.
Aguarde pelo menos uns 30 minutos (quanto mais você aguentar antes de retirar o stencil melhor) para a tinta secar, para depois retirar o molde do stencil. Obs: Caso seja uma camiseta escura e você tiver pintado com uma tinta clara, aguarde até que você veja que a tinta secou completamente (aprox 1 hora) para dar a segunda demão de tinta sem remover o stencil. No rótulo do pote da tinta está dizendo que demora 72 horas pra secar, mas eu nunca esperei mais que uma hora e nunca deu problema. Após removê-lo, passe água (molhando a mão e passando na camiseta), assim, a cola vai sair do tecido.

Depois que a tinta secou, primeiro remova as folhas de rascunho

Depois, com muito cuidado, remova o stencil. Se você usou a cola, tenha bastante calma e delicadeza para não romper as partes mais frágeis e finas do stencil, pois muitas vezes elas estão fortemente aderidas ao algodão da camiseta.

Após retirar o stencil, veja que fica um pouco de cola no tecido da camiseta (estas partes brancas, em especial dentro das letras "o").
Camiseta molhada, mas agora sem a cola. Agora é só esperar ela secar...e usar!
Você pode lavar a camiseta quantas vezes quiser, a tinta não vai sair.
Pronto sua camiseta está pronta para usar! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário